HISTÓRICO

O Congresso Internacional de Letras (CONIL) marca a presença recente do curso de Letras da UFMA no interior do Maranhão, com o intuito de estabelecer encontros, diálogos e parcerias com instituições de âmbito estadual, regional, nacional e internacional. É o terceiro encontro que insere a cidade de Bacabal no cronograma de eventos internacionais de Letras no Brasil.

O CONIL tem se caracterizado por uma abordagem transdisciplinar, o que se deixa ver através dos domínios já correntes no evento, a saber: "Estudos Linguísticos", "Ensino de Língua Portuguesa", "Gêneros Textuais e Ensino de Língua Portuguesa", "Tecnologia e a Formação Continuada de Professores", "Pluriculturalismo e Educação", "Educação Inclusiva", "Literatura e Ensino", "Literatura e Oralidade", "Estudos Culturais e Pós-coloniais", "Literaturas Africanas de Língua Portuguesa", "Literatura e Outras Artes", "Literaturas de Língua Portuguesa" e "Literaturas Estrangeiras". Foi essa amplitude de discussões epistemológicas que nos animou a dedicar a edição deste ano ao tema da Transdisciplinaridade, por meio de discussões e reflexões organizadas em mesas-redondas, conferências, palestras, minicursos, simpósios, comunicações e mostra cultural.

O II Congresso Internacional de Letras, edição deste ano, é uma ampliação do I Colóquio Internacional de Letras (I CIL) "Linguagem e Diversidade Cultural", realizado nos dias 08, 09 e 10 de junho de 2016, que contou com mais de 500 participantes, e também do I Congresso Internacional de Letras (I CONIL) "Língua Portuguesa e suas Literaturas no Mundo", que contou com mais de 800 participantes. Só os Anais do I CONIL contaram com a publicação de pouco mais de 160 trabalhos, todos com participação no evento. Passaram por essas edições professores, alunos e pesquisadores das cinco regiões do país. Também se fizeram presentes nelas professores pesquisadores e/ou escritores de Cabo Verde, Estados Unidos, Egito, Sérvia, Colômbia e Portugal. Ambas as edições anteriores tiveram divulgação em importantes sítios de suporte acadêmico e contaram com a cobertura midiática do Sistema Mirante de Televisão. Tais números e dados contextuais demonstram não só o aumento de interesse do público discente/docente pelo evento, como também da abrangência que adquiriu desde sua primeira edição.